sábado, 4 de maio de 2013

TUTORIAL Katana de Madeira 2.0... katana do Zoro (0ne Piece) por Htordnil. Lembro-me Que alguns Anos Fui atrás desse tutorial Hoje em dia tenho umas 5 katanas no meu quarto. Faça suas próprias Espadas de Madeira.


E aí gente, tudo firmeza com vocês? =]
Bom, eu prometi que traria um novo tutorial pra katanas de madeira e aqui estou eu!
Mas esse eu vou fazer por partes, porque ainda não terminei certos pedaços do tutorial =P

Pois bem, nesse post eu vou trazer sobre o corte dos moldes e sobre a fabricação da lâmina e cabo da espada.

Pra começar, essa é a katana que eu vou fazer e usar de exemplo pra esse tutorial:


Então, antes de tudo, os materiais:



É basicamente isso aí que vocês irão precisar pra fazer essa parte do tutorial, mas o estilete só está aí pra emergências mesmo...

Bom, vocês vão começar fazendo um desenho do lado de fora da bainha, junto com o cabo, e por dentro da parte que virá a ser a bainha, vocês vão desenhar o que vai ser depois a lâmina da espada, assim:



E após cortar pra restar só o desenho (cortem só por fora agora), pegarão essa peça e farão duas cópias dela, mas sem os desenhos da parte de dentro, e então vocês terão tres peças, mais ou menos desse jeito:



Feito isso, agora vem a hora de separar o que vai virar espada, e o que vai virar bainha. =D
Pegue a primeira peça, com os desenhos pro cabo e pra lâmina e corte-a seguindo essas marcas, corte também o equivalente do cabo dessa peça nas outras duas, terminado esse serviço, vai ficar uma divisão de peças assim:

O que vai virar katana : 


E o que vai virar bainha:



Mas por hora vamos esquecer as partes que vão virar bainha, vamos nos focar nas partes da katana, que seriam a lâmina e o cabo.
Então vocês vão colar essas partes juntas, e ter uma coisa que pode parecer com uma katana dependendo do ãngulo xD:



E agora chega a hora de usar aquela lixadeira que eu mostrei que iria ser necessária (no meu caso é uma furadeira com o disco de lixa, e funciona perfeitamente, caso os céticos duvidem).
Com ela vocês vão lixar o cabo ateh ele adquirir um formato oval, uma lixa 60 é a mais adequada pro serviço, por faze-lo direito e sem perder o controle, comendo toda a madeira.
Assim que vocês conseguirem fazer isso, o cabo vai ficar assim:



Ótimo, conseguiram essa parte? Claro que sim, não é? ;D
Então agora vem a lâmina, e esse pedaço do serviço é importante, pois é aqui que, se for bem feito, vai parecer a lâmina de uma katana real. O que é preciso pra chegar nesse resultado é marcar com caneta ou lápis uma linha mais ou menos na metade da lâmina dos dois lados da espada, seguindo a curvatura do fio da espada (lembre-se, do fio, não das costas), e então lixar de modo que a lâmina vá afinando até a ponta, no centro de sua espessura, se seguirem corretamente, é desse jeito que fica:



And that's all folks!
Por enquanto é isso do tutorial que tenho terminado para vocês, em breve trago a parte da bainha, da proteção da mão (tsuba) e o acabamento. =D

Lembrando que a madeira que estou usando nessa espada é a tatajuba, também chamada de madeira pra assoalho, muito boa, não é difícil de trabalhar, e não quebra facilmente.



Então vamos ao tutorial, vou falar agora da bainha =D
Vocês se lembram daquelas peças que se tornariam a bainha que mostrei na primeira parte do tutorial?
Pegue-as, é a vez delas de se tornarem algo legal =]

Cole-as juntas, fikando aquela oca no meio, usem cola branca:



Após a cola ter seco, lixe as rebarbas e partes feias que não encaixam pra que fique tudo retinho (por assim dizer):



E então vem a parte importante, arredondar a bainha, essa parte vai ser mais demorada e trabalhosa, mas se fizerem corretamente, o resultado será de agrado de vocês:





Feita a bainha, vamos à tsuba (proteção pra mão), desenhe ela em um pedaço de madeira:



E corte o que for excesso:



E pra cortar o buraco do meio, que vai servir de encaixe pra passá-la pela lâmina, faça buracos com uma furadeira, pra depois cortar:





E depois de alguns ajustes com a lixa, pra ficar mais bonita, a tsuba tá pronta pra ir pra katana, mas aconselho deixá-la solta por enquanto, pra fazer os detalhes com mais facilidade, mesmo assim, vou pôr umas fotos de como ela ficaria na espada (está só encaixada):







Bom, é o começo do acabamento da Sandai Kitetsu, que possui muitos detalhes, talvez até demais pra uma katana -.-
Mas aí vai:

Bom, pra ficar mais fávil pro meu lado, eu desenhei na própria espada como teria q fikar:



E depois vem a parte realmente trabalhosa dessa etapa, colar o eva:





Depois de tudo colado no lugar, é hora de impermeabilizar pra que não fique com aparência porosa depois de pintado:



Quando puder, trago a ultima parte com a pintura da katana =D



Então vamos começar pintando de vermelho o eva na bainha (nessa parte do eva, pinte duas camadas de vermelho, lixe com lixa d'água e depois pinte uma terceira camada), de preto a base da cabo e de dourado as tsubas (também vai precisar de umas três camadas) :







Após isso, pintem os detalhes de vermelho no cabo (eu usei fita adesiva no cabo pra delimitar onde pode fikar pintado e onde não pode) :

E então ela vai fikar assim, ó: 


Agora pintem os detalhes dourados na bainha e cabo da katana, lembrem-se, três camadas pra cima pra fikar legal :



Feito isso tudo, vamos pra parte que serve pra impessionar de verdade: a lâmina!
Comecem passando uma base de tinta alumínio (uso esmalte sintético):



Depois passem uma mistura mais escura na área que acupa as costas da lâmina (essa mistura eu fiz com duas partes de alúminio e duas partes de preto) :



E depois, pintem com uma mistura intermediaria o resto da lâmina (e esse mistura agora foi feita com duas parte de alumínio e só uma parte de preto), pode ter fikado parecido na foto, mas depois vcs verão a diferença: 


Agora, cubra com um papel/plástico/fita aquilo que não vai ser pintado pra criar o desenho de chamas que se localiza no fio da lâmina, e então pinte a parte descoberta novamente com o alumínio:






E pronto!!!!!!!!!! =D Depois de uma grande odisséia, esse tutorial chega ao fim juntamente com a preparação da sua katana, nessa caso, da sandai kitetsu, do personagem Zoro, de One Piece, aqui estão fotos dela pronta:






Agradeço à todos que tiveram paciência para seguir esse tutorial, e fico honrado por ter ajudado quem quer que for com esse tutorial, se foram usá-lo em outro fórum, por favor me avisem =]
Obrigado à todos!


Escrito Por: Luiz Htordnil


Valeu Luiz Htordnil, ajudou-me muito,Fonte cosplay brasil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...