sábado, 4 de maio de 2013

Cave Story (Doukutsu Monogatari) - Jogo Indicado - É como jogar Castlevania e Super Metroid em um jogo só.



   Em uma manhã de sábado baixei este game por recomendação do kotaku brasil e descobri que jogos bons e gratuitos não são mito. Sabe o que é jogar durante cinco horas seguidas uma coisa que você só foi testar (coisa de 3 minutos, digamos) e acabou viciando, este é o caso aqui. Jogo digno de Nintendo Wii Ware, tanto que a nintendo compro os direitos deste criador e agora Cave Story é só deles. É como jogar Castlevania e Super Metroid em um jogo só.



   Cave Story é a tradução para inglês do jogo japonês Doukutsu Monogatari. Lançado como freeware no final de 2004, o jogo é trabalho de uma única pessoae se tornou um grande sucesso no cenário independente ao receber uma tradução para inglês feita por um fã.
   Com um misto de plataforma, aventura e shooter, Cave Story consegue reunir os melhores elementos de jogos como Metroid, Megaman, Castlevania e Gunstar Heroes, criando uma pequena obra de arte para os jogadores interessados em jogos com estilo retrô.


Análise/Review

   Tudo começa de forma simples e misteriosa, você controla um pequeno personagem que acorda em uma caverna sem saber onde esta ou quem é. Logo no começo da sua exploração encontra uma vila habitada por criaturas parecidas com coelhos chamadas Mimigas e decide ajudá-los na busca por alguém desaparecido. Com o passar do tempo a história vai se desenrolando de forma brilhante e aos poucos você começa entender onde esta, de onde veio e o que é. O objetivo do jogador é explorar cavernas, derrotar criaturas e resolver os pequenos enigmas que a história te apresenta.
   A jogabilidade é perfeita, os comandos são precisos e a resposta é imediata. Controlar seu personagem e atirar nos inimigos é fácil até mesmo para quem joga no teclado, em pouco tempo até os jogadores menos dedicados conseguem dominar a movimentação perfeitamente. Todo esse capricho na jogabilidade ajuda muito em diversas partes do jogo em que é necessário ser preciso para saltar entre plataformas ou acertar os inimigos.
   Os gráficos que podem ser desestimulantes para alguns, principalmente os que aprenderam a jogar videogame na geração Playstation, são de encher os olhos para quem adora pixel art e gráficos oldschool. Os personagens e cenários são feitos com poucos pixels mas é fácil notar que essa simplicidade é estilo e não falta de habilidade na criação. Os cenários tem detalhes que ajudam muito na ambientação e os personagens possuem animações simples mas suaves. A qualidade gráfica do jogo fica no meio termo entre um jogo de NES e SNES.
   O som não tem muitos efeitos especiais mas cumpre seu papel. As músicas são bem colocadas e dão o clima certo para cada situação ajudando a imersão no jogo.
   A dificuldade não é muito alta mas em algumas situações o jogo fica mais complicado para depois voltar ao nível normal. Certos cenários possuem plataformas dignas de Megaman e tiroteios que não devem nada para Gunstar Heroes. Falando em tiroteios o jogo tem uma boa variedade de armas, cada uma delas se mostra útil para determinada parte do jogo, então é importante dominar todas. O sistema de updates deixa sua relação com as armas ainda mais interessante. Cada inimigo quando morto libera pequenos objetos de cor laranja que devem ser coletados para melhorar seu armamento. Quando você toma dano perde também pontos de arma e em consequência os avanços conquistados. Logo no início do jogo sua barra de energia é pequena mas durante as explorações você encontra “Life Capsules” que deixam seu personagem mais forte.
   Os chefes gradativamente vão ficando mais poderosos   e difíceis, os primeiros são extremamente fáceis e são derrotados em poucos segundos, em fases mais avançadas eles começam a ficar maiores e com mais capacidade de fogo fazendo com que você gaste algumas boas vidas para conseguir derrotá-los. O jogo é bem generoso e existem save points espalhados por todas as fases, geralmente ao lado dos save points você encontra um item que recupera energia e munição. A única coisa que não gostei foi a ausência de mais slots para salvar o jogo. Os jogadores tem apenas um slot e sempre que você salva perde o anterior, isso atrapalha um pouco e também impossibilita que duas pessoas joguem no mesmo computador.
   Cave Story é um excelente jogo. Pixel, o criador do jogo, conseguiu unir com maestria elementos de jogos de plataforma, aventura e shooters fazendo de Cave Story um jogo obrigatório para amantes de jogos 2D.
Vídeo: Cave Story Gameplay


Fonte Antiga: FanGames
Onde Baixar? AKI EM:CaveStory.org

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...