quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Nova substância pode servir na produção de chips com menos de 10 nm

By Nick Fonte Tecmundo



Há alguns anos, as fabricantes de chips vêm buscando maneiras de driblar o limite na redução do tamanho dos nanocomponentes utilizados nos mais diversos dispositivos eletrônicos.

A corrida para criar processadores com maior desempenho e que gerem menos calor já teve muitos avanços, mas, atualmente, estamos presos a tecnologias na ordem dos 22 nm.

Agora, um grupo de pesquisadores da Universidade de Akron desenvolveu um novo material que pode garantir a confecção de processadores com tecnologia inferior aos 10 nm. Segundo notícia do ExtremeTech, o composto é um surfactante gigante que pode manter sua função até mesmo em nanoescala.

Um surfactante (ou tensioativo) é um elemento que diminui a tensão superficial entre dois líquidos. Como isso pode ajudar? Basicamente, ele pode garantir que as minúsculas peças não entrem em contato, garantindo o posicionamento perfeito de cada componente.

Trabalhando em nanoescala

Além de evitar que um transistor entre em contato com outro, a estrutura especial deste surfactante gigante deve ajudar na construção de chips mais densos. O material deve ajudar na nano-padronização e posicionamento de cada elemento.



Outra vantagem do novo composto é a maior eficiência na construção dos chips. Em teoria, se você tem um maior controle em nanoescala, menor será o desperdício de peças e a quantidade de erros na fabricação dos produtos.

De acordo com a informação da Universidade de Akron, o surfactante gigante pode levar a construção de notebooks mais leves, televisores ainda mais finos e displays mais nítidos para smartphones. A introdução da nova tecnologia não deve acontecer de imediato, porque os pesquisadores ainda estão patenteando as ideias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...