sábado, 4 de maio de 2013

Tentarei explicar oque é Touhou Project. Quem criou esse jogo insanamente impossível. Shooter mais famoso que existe.



Aqui você vai enteder o que é esse maior shooter do japão XD


Antes de mais nada, Touhou é uma série de mais de 10 jogos (pelo menos os oficiais criados só pelo ZUN, criador da série, contam 9. O 10º sai este ano!), todos com alguma coisa de shooter. A história se passa em Gensokyo, um mundo fantasioso. E por incrível que pareça, QUASE todos os personagens são mulheres! Apenas um é homem, mas esse não conta porque faz parte só da história e não aparece nos jogos. Do Touhou 1 ao 5 foram lançados apanas para uma plataforma retardada chamada PC-88x ou alguma merda assim. A partir do 6 a série foi lançada para Windows, ê maravilha.
Touhou 6 = Embodiment of Scarlet Devil (EoSD)
Touhou 7 = Perfect Cherry Blossom (PCB)
Touhou 8 = Imperishable Night (IN)
Touhou 9 = Phantasmagoria of Flower View (PoFV)
Touhou 10 = Mountain of Faith (MoF)


O jogo tem uma legião de fãs. O que mais agrada nesse jogo é que ele é um shooter diferente. O estilo dele se chama “danmaku”, seria algo tipo “bullet hell”. MUITAS balas. Entretanto, elas são, em geral, lentas. Muitas patterns são criadas nos ataques dos chefes. Os criadores do jogo chamam elas de “Spells”, que seriam as magias que os chefes usam.
Falo em magias porque não existem naves aqui. Em Gensokyo, existem bruxas, magas, ou o caralho que for aquelas putas pagas. E isso é bem interessante: cada personagem é bem único. Sakuya é a empregada que usa facas para atacar, e ainda pode parar o tempo. Alice tem uma boneca chamada Shangai. Youmu tem sua espada. Patchouli recita magias no seu livro. Marisa tem uma vassoura, e por aí vai.

Uma foto do criador do jogo, ZUN.
zun.jpg
Quando o ver na rua, curve-se.
Isso faz dos personagens bem únicos, cativantes, com estilo de falar próprio in-game também. Falando em falas, é uma pena o jogo ser apenas em japonês. Felizmente, há traduções não oficiais rodando pela internet.
Se você se interessou pelo jogo e pelas muitas balas, seguem fotos e o link de download do primeiro da série para windows, a versão trial, apenas 4 MB, chamada “Embodiment of Scarlet Devil”. Have fun.
Como eu já disse, a série traz mais de 80 personagens divididos em mais de 10 jogos. Existem alguns jogos a mais na série que ainda não citei, como Immaterial and Missing Power (que é de luta, não um shooter, e tem modo online), ou Shoot the Bullet (tirar foto das patterns dos chefes), mas não vou dar mais detalhes sobre eles, embora sejam tão divertidos quanto os shooters D:
E isso porque nem falei do som ainda. Existem lojas no Japão que vendem até mesmo CDs com as músicas dessa série, que são ÓTIMAS. Vale a pena dar uma conferida.



ESPLICAÇÕES WikiPédianas

Jogos precessores do PC-98

A série Touhou de jogos começou na série japonesa de computadores PC-98 e seus primeiros cinco jogos são nativos para aquela plataforma; usuários de PCs atuais só são capazes de jogá-los através de um emulador. Além disso, os jogos para o PC-98 foram lançados quando esta série de computadores já estava em declínio; por causa disto, esses jogos não são bem conhecidos entre jogadores. Oficialmente, o grupo criador destes jogos era chamado "Amusement Makers".
Highly Responsive to Prayers (em japonês東方靈異伝 Tōhō Rei'iden?)
O primeiro jogo da série Touhou. Não é um shmup tradicional; ao invés disso, ele é similar a ArkanoidReimu Hakurei, a perpétua protagonista da série, foi introduzida neste jogo. O jogo foi lançado em 1996.
Story of Eastern Wonderland (em japonês東方封魔録 Tōhō Fūmaroku?)
Lançado em agosto de 1997 na Comiket 52. Este é o primeiro jogo de danmaku da série, e este jogo também marca a primeira aparição de Marisa Kirisame(aqui como penúltima chefe), a segunda maior personagem selecionável da série.
Phantasmagoria of Dim. Dream (em japonês東方夢時空 Tōhō Yumejikū?)
Um shmup versus de dois jogadores, similar a Twinkle Star Sprites. Lançado em dezembro de 1997 na Comiket 53.

Lotus Land Story (em japonês東方幻想郷 Tōhō Gensōkyō?)
Lançado em agosto de 1998 na Comiket 54. Este jogo introduz o modo de foco, ponto permanente na série após este jogo, que diminui a velocidade de movimento da personagem para facilitar a esquiva de balas.
Mystic Square (em japonês東方怪綺談 Tōhō Kaikidan?)
O quinto e último jogo Touhou para o PC-98, lançado em dezembro de 1998 na Comiket 55. Mima e Yuka, últimas chefes de The Story of Eastern Wonderland e Lotus Land Story respectivamente, retornam como personagens jogáveis neste jogo.

Trecho do Anime Touhou Doujin



Jogos para o Windows

Depois de quase quatro anos de inatividade, o criador de Touhou, ZUN, começou a produzir jogos para o Windows, e deixou o Amusement Makers para fundar seu próprio grupo: o Team Shanghai Alice. A jogabilidade destes jogos para o Windows foi substancialmente melhorada comparados aos do PC-98. A maioria dos trabalhos dōjin derivados de Touhou são centrados nestes jogos.
The Embodiment of Scarlet Devil (em japonês東方紅魔郷 Tōhō Kōmakyō?)
O sexto jogo Touhou, e o primeiro para o Windows. Ele superou grandemente os jogos para o PC-98 tanto graficamente quanto musicalmente, e foi o primeiro a adquirir uma fanbase substancial no ocidente. A história, passada por conversas entre personagens durante interlúdios da ação, é a seguinte: A terra deGensokyo (onde todos os jogos Touhou se passam) foi envolvida por uma névoa vermelha, e seus habitante não conseguem mais ver o sol. Como a mikoReimu Hakurei ou a bruxa Marisa Kirisame, o jogador tenta lidar com a fonte da névoa, uma misteriosa figura chamada Demônio Escarlate.
Perfect Cherry Blossom (em japonês東方妖々夢 Tōhō Yōyōmu?)
Sétimo jogo da série. Ele é incomum entre os lançamentos recentes, visto que os títulos em inglês e japonês do jogo não têm um significado similar; seu título japonês pode ser lido como Bewitching Dream ("Sonho Enfeitiçante"). O mês já sendo maio, o inverno já durou muito mais que o normal em Gensokyo, e seus moradores começam a suspeitar que algo está errado. Como Reimu, Marisa ou a nova entrante Sakuya Izayoi, o jogador embarca numa busca por aqueles que tentam prever a vinda da primavera. Perfect Cherry Blossom continua a tradição dos jogos Touhou: a reaparição de chefes de jogos anteriores como personagens selecionáveis. Sakuya era a empregada da vampira Remilia Scarlet, melhor conhecida como Demônio Escarlate, e o jogador lutou diversas vezes contra ela no EoSD.
 Immaterial and Missing Power (em japonês東方萃夢想 Tōhō Suimusō?)
Este jogo foi produzido numa colaboração com o Tasogare Frontier, e é o jogo de número 7.5 da série. Apesar de ter sido lançado após Imperishable Night, ele é numerado 7.5, uma vez que os eventos deste jogo se passam entre os de PCB e IN. Immaterial and Missing Power é um jogo de luta 2D, ao invés de um shmup. Diferente dos outros jogos da série, o Team Shanghai Alice foi responsável apenas pela história e certas músicas; apesar disto, este jogo é considerado um trabalho oficial do grupo.
Personagens inicialmente jogáveis neste jogo incluem algumas das personagens dos jogos anteriores para Windows, como as duas protagonistas Reimu Hakurei e Marisa Kirisame, Alice Margatroid e Youmu Konpaku (ambas chefes do Perfect Cherry Blossom), e Sakuya Izayoi e Patchouli Knowledge (ambas chefes do Embodiment of Scarlet Devil). Mais personagens se tornam selecionáveis conforme o jogador finaliza o modo história com estas personagens. Umpatch oficial para o jogo adiciona Hong Meiling (de Embodiment of Scarlet Devil) como personagem jogável, mas ela não possui uma rota no modo história.
Imperishable Night (em japonês東方永夜抄 Tōhō Eiyashō?)
Oitavo jogo da série, lançado na Comiket 66 em agosto de 2004. O foco da história deste jogo está num mal mais sutil do que os dos jogos anteriores: o Festival de Observação da Lua, evento anual em Gensokyo, está a apenas algumas horas para começar, mas alguém parece ter substituído a lua por uma falsa que não pode ficar completamente cheia. Um time de humana e yōkai parte para tentar reverter a situação—a história diz que o time que o jogador escolhe é o único que parte para investigar. Isto é verdade para a maioria dos jogos Touhou; a única personagem que enfrenta o última chefe é aquela escolhida pelo jogador—excessões acontecem em Phantasmagoria of Dim. DreamPhantasmagoria of Flower View e Undefined Fantastic Object.
Cada uma das personagens normalmente selecionáveis recebe uma parceira do lado não-humano de Gensokyo neste jogo. Reimu Hakurei se alia a Yukari Yakumo, Youkai das Bordas; Marisa Kirisame com Alice Margatroid, a Fantochista das Sete-Cores; e Sakuya traz sua mestra, Remilia Scarlet. A quarta equipe é composta pela meio-fantasma Youmu Konpaku e pela fantasma Yuyuko Saigyouji, últimas chefes do Perfect Cherry Blossom. Todas as outras personagens (exceto Remilia) também apareceram em PCB.
Phantasmagoria of Flower View (em japonês東方花映塚 Tōhō Kaeizuka?)
O nono jogo Touhou, lançado na edição de verão da Comiket de agosto de 2005. Este é um shmup versus como Phantasmagoria of Dim. Dream, e sua jogabilidade é muito diferente da dos três jogos anteriores na série. A história coloca as personagens numa investigação do porquê das flores de Gensokyo estarem florescendo decontroladamente e fora de estação. Personagens inicialmente jogáveis incluem Reimu, Marisa e Sakuya, além de mais duas personagens dos jogos anteriores, e mais personagens ficam disponíveis conforme o jogador finaliza o modo história de cada uma.
Shoot the Bullet (em japonês東方文花帖 Tōhō Bunkachō?)
O jogo de número 9.5 da série, lançado na Comiket 69 em dezembro de 2005. Esta é intencionada como a versão em jogo do livro oficial, Bohemian Archive in Japanese Red. O jogador, como a repórter tengu Aya Shameimaru, tem como objetivo tirar fotos das chefes dos jogos da série para seu jornal, concluindo fases suscessivamente mais difíceis. O jogo é único, visto que o jogador não tem nenhum tipo convencional de tiro ou bomba; ao invés disso, a câmera de Aya é o principal método tanto de ofensa quanto defesa, uma vez que ela apaga balas da tela. A pontuação é baseada no conteúdo de cada foto, localização da chefe, número de balas, e a posição de Aya. Este é, notavelmente, o único jogo da série em que Reimu Hakurei não é uma personagem jogável—de fato, ela nem mesmo aparece como inimiga.
Mountain of Faith (em japonês東方風神録 Tōhō Fūjinroku?)
O décimo jogo Touhou. Foi anunciado no começo de maio de 2007, e uma versão demo foi lançada no Reitaisai 4 em 20 de maio de 2007. O jogo completo foi lançado no primeiro dia da Comiket 72, em 17 de agosto de 2007. Reimu recebe uma order para fechar o Templo Hakurei, ou ele seria destruído e o deus da Montanha Youkai o iria tomar para si. Como Reimu ou Marisa, o jogador deve ascender para o topo da Montanha Youkai para encontrar o deus por trás dos acontecimentos e prever a dominação do templo.
Scarlet Weather Rhapsody (em japonês東方緋想天 Tōhō Hisōten?)
Este é um jogo de luta similar a Immaterial and Missing Power que também foi criado numa colaboração com o Tasogare Frontier. É numerado 10.5 na série e foi lançado em 25 de março de 2008. A história do jogo gira ao redor de estranhas manifestações climáticas que estão ocorrendo por Gensokyo, e, como uma das personagens selecionáveis, o jogador deve descobrir quem as estão controlando. Este jogo introduziu o sistema de decks de cartas e de condições mutáveis de tempo, que afetam a jogabilidade durante as lutas.
Subterranean Animism (em japonês東方地霊殿 Tōhō Chireiden?)
O décimo primeiro jogo Touhou. Foi anunciado em primeiro de maio de 2008, e uma demo foi disponibilizada no Reitaisai 5 junto da versão completa doScarlet Weather Rhapsody. A versão completa foi lançada na Comiket 74 em 16 de agosto de 2008. Um misterioso geyser surge um dia perto do Templo Hakurei, que também parece liberar espíritos malignos do subterrâneo. Reimu ou Marisa vão para o subterrâneo com a ajuda de três youkai (Yukari Yakumo,Suika Ibuki, ou Aya Shameimaru para Reimu; Alice Margatroid, Patchouli Knowledge, ou Nitori Kawashiro para Marisa) para parar a fonte do geyser antes que as coisas saiam de controle.
Undefined Fantastic Object (em japonês東方星蓮船 Tōhō Seirensen?)
O décimo segundo jogo da série, anunciado em 26 de fevereiro de 2009. Uma demo foi lançada no Reitaisai 6 em 8 de março de 2009, e a versão completa foi lançada na Comiket 76 em 15 de agosto de 2009. A primavera chegou em Gensokyo, e uma nave mágica voadora, que assume-se trazer boa-sorte, apareceu no céu. O jogador assume o papel de Reimu, Marisa ou Sanae Kotiya, que retorna de Mountain of Faith, enquanto as três garotas tentam adentrar tal nave. Enquanto que o contador separado de bombas (omitido tanto em Mountain of Faith quanto em Subterranean Animism) retorna neste jogo, o sistema de pontuação é complementado pelos "Undefined Fantastic Objects", ou UFO's, que aparecem como tradicionais Objetos Voadores Não-Identificados em três cores (verde, vermelho e azul) que devem ser coletados em grupos de três para se conseguir diferentes bônus.
Touhou Hisōtensoku (em japonês東方非想天則 Tōhō Hisōtensoku?)


O terceiro jogo de luta feito com o Tasogare Frontier, Touhou Hisoutensoku foi anunciado em 23 de julho de 2009, e lançado na Comiket 76 em 15 de agosto de 2009. É numerado 12.3 na série e introduz novas Spellcards e condições de tempo. Personagens do Scarlet Weather Rhapsody podem ser escolhidas no modo versus caso este também esteja instalado no PC. A história gira ao redor de uma criatura gigante chamada Hisō Tensoku, que recentemente é a causa de alguns desastres em Gensokyo. Os cenários tanto de Sanae e de Cirno involvem a investigação do estranho ser e de quem o está controlando. O cenário de Meiling envolve a luta contra um estranho ser num sonho, que queria destruir o mundo. Este é o único jogo da série Touhou a não receber um subtítulo oficial em inglês.

História

Ambientação

As histórias dos jogos de Touhou Project giram ao redor de estranhos fenômenos que ocorrem na terra fictícia de Gensokyo (em japonês幻想郷 Gensōkyō?, literalmente Vila da Ilusão ou Vila da Fantasia) no Japão. Há muito tempo atrás, ela era uma região assombrada por youkai que atacavam viajantes perdidos. Exorcistas foram mandados para a área para resolverem o problema com os youkai, e eles eventualmente fundaram uma pequena vila no local, para que pudessem observar os youkai mais facilmente. A civilização humana avançando em outros lugares, o poder dos youkai começou a diminuir, e estes, tanto os exorcistas quanto os próprios youkai, decidiram selar Gensokyo do resto do mundo exterior, como um paraíso para si.
Como resultado do selamento, a comunidade isolada desenvolveu sua própria civilização. Oposto ao mundo exterior, qualidades mágicas e espirituais prevalesceram sobre ciência, e, enquanto que youkai e humanos coexistem, eles ainda lutam uns contra os outros. O único caminho conhecido do mundo exterior para Gensokyo é através do Templo Hakurei na borda de Gensokyo. Porém, a barreira seladora foi enfraquecida, e mais humanos do mundo exterior acabam indo parar em Gensokyo. Coisas desaparecendo do mundo exterior, como animais extintos ou tradições que estão sumindo, tendem a surgir em Gensokyo.


Personagens
Com seu foco em personagens bishōjo, a série Touhou Project possui um grande elenco comparada ao de outros shmups. Os personagens ganharam grande afeição dos jogadores por possuírem fortes traços de personalidade, criando uma série de estereótipos e piadas internas nos círculos de fãs. Mesmo chefes obscuras que só aparecem uma única vez têm uma fanbase. Um exemplo é Hong Meiling, carinhosamente chamada de Chuugoku (China, porque ninguém conseguia lembrar seu nome), chefe da terceira fase do Embodiment of Scarlet Devil, que ganhou um concurso de popularidade dentre todas as personagens da série no Japão. Dentre o vasto leque de personagens, apenas cinco são homens: um (Genjii) é uma tartaruga, outros dois (Youki Konpaku e Myouren Hijiri) é apenas mencionado brevemente, outro (Rinnosuke Morichika) só aparece no romance serializado, e o último (Unzan) é uma entidade similar a uma nuvem.
Enquanto que cada jogo tem uma coleção de diferentes personagens, a principal personagem dos jogos é Reimu Hakurei, seguida de Marisa Kirisame após o segundo jogo, e estas duas aparecem em todos os jogos seguintes. O único jogo em que isto não é o caso é Shoot the Bullet, onde apenas Aya Shameimaru é jogável, e nem Reimu nem Marisa sequer aparecem.
Antes das lutas contra as chefes há a presença de diálogos, estes muito frequentemente cômicos, com muito sarcasmo e conversas jocosas, porém muitas vezes parte um humor do qual um público não japonês possa não compreender (como muitas das piadas que são perdidas na hora de uma tradução). Raramente são dialogos sérios; um exemplo é o diálogo de Marisa e Rumia na primeira fase do Touhou 6:
Marisa:
-Diga uma coisa, porque você está com os braços erguidos?
Rumia:
-Não parece dizer "O santo foi crucificado"?
Marisa:
-Não, parece dizer "A humanidade passou a usar o sistema decimal"! (referência a obra de Hiroshi Mori)
Ou um mais compreencível para o publico ocidental, na ultima fase do mesmo jogo:
Marisa:
-Você é um deles, não é? Aqueles que não podem sair de dia. E que não podem chegar perto de vegetais fétidos nem coisas prateadas? Vocês vampiros tem um monte de fraquezas por alguma razão...
Remilia:
-Sempre fui uma pessoa doente...
Marisa:
-Mas você bebe mesmo... Você sabe, aquilo?
Remilia:
-É claro. Mas nunca tive muito apetite, por isso sempre poupei muitos.
Marisa:
-De quantas pessoas você já bebeu o sangue?
Remilia:
-Você consegue lembrar quantas vezes já comeu pão? (referência ao manga JoJo's Bizarre Adventure)
Marisa:
-Treze vezes, eu só como comida japonesa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...