Darkwood inova por ser um survival horror com perspectiva de cima e visual retrô, como os primórdios da série GTA e o recente Hotline Miami.
Embora a perspectiva e o visual possam não parecer dos mais assustadores, a produtora indie polonesa Acid Wizard Studio (composta por 3 pessoas) promete assustar os jogadores com a imprevisibilidade do game: seu mundo aberto será gerado gradualmente conforme o jogador avança, ou seja, cada jogada será uma surpresa.
E por “cada jogada”, entenda que o jogo terá um sistema de morte permanente, ou seja, se você morrer, seus saves serão apagados, obrigando-o a começar tudo de novo sem seus itens, suas armas e seu progresso da partida anterior.
Para completar, o game contará com um profundo sistema de crafting, ou seja, você poderá coletar coisas aparentemente aleatórias, que poderão ser combinadas para formar itens, armadilhas e armas.
Confira abaixo um trailer de gameplay que mostra um pouco do jogo em ação. Ele ainda está em fase pre-alpha, ou seja, o vídeo não representa necessariamente como será a versão final do game: